Domingo, 17 de Junho de 2007

Amizade

 Trabalho de Jacky

 

A amizade é um caminho com dois sentidos. Neste caminho pode-se andar sempre na mesma direcção, sempre em frente, sem paragens, sem desvios. Mas, também se pode voltar atrás, pode-se parar de vez em quando e, observar o que está à nossa volta, pode-se fazer um pequeno desvio para o outro lado do caminho. Tudo depende de nós próprios e de quem está a caminhar connosco.
 
Quando nos concentramos somente em nós próprios... quando somos egoístas e queremos ser nós apenas ajudados e apoiados... quando somente os nossos problemas e as nossas alegrias são importantes... quando somente nós contamos e pensamos que só nós temos direito a receber nessa amizade, então...  estamos a caminhar numa direcção única, não olhamos à nossa volta, não nos desviamos quando surge um obstáculo ou, quando surge algo mais importante, que tem valor suficiente para ser observado de perto. Este é o caminho que não mostra o verdadeiro espirito de uma amizade. É um caminho para quem não entende o que é a amizade, o que significa ser amigo.
 
Por vezes, muitos de nós caminhamos nesse sentido sem nos apercebermos. Mas, de repente, eis que se faz uma luz. O caminho de repente fica iluminado e ganha cores diferentes. É possível observar que há nesse caminho desvios.  Há sítios de águas profundas que nos refrescam e que nos proporcionam refrescar quem caminha ao nosso lado. Existem riachos com árvores verdejantes onde nos podemos sentar juntos e cheirar o ar puro que emana de cada uma das árvores que nos rodeiam.
 
Também há, nesse sentido do caminho, pequenos esconderijos onde é possível encontrarmos força e coragem quando somos confrontados com problemas e com situações que colocam a nossa alegria em risco.
Esses esconderijos estão repletos de objectos que nos relembram o que significa partilhar, o que significa receber conforto, receber ajuda mas, principalmente, o que significa dar conforto, oferecer um ombro amigo, partilhar uma lágrima, partilhar um sorriso.
 
Apercebemo-nos também que é possível dar meia volta e voltar atrás. É impossível, apagar os nossos passos, aqueles que tenhamos dado de modo irreflectido, de modo impulsivo, passos rápidos de mais. Mas, é sim possível dar novos passos, passos dados agora em conjunto com alguém, depois de uma troca de palavras sinceras, depois de, juntos, olhar para o arco-irís ao longe e reflectir nas cores que os nossos olhos conseguem discernir. São essas cores que, brilhando de modo forte, mostram-nos que tudo é possível, ajudam-nos a ultrapassar diferenças, mágoas, conflitos, dor e angústia. Se, juntos, olharmos o arco-íris, tivermos persistência suficiente para olhar as novas cores de um caminho que, ao princípio, poderia ter tido apenas um sentido, então, iremos agarrar de braços abertos e com todas as nossas forças a amizade de alguém que apenas e somente pede amizade de volta. Iremos caminhar por um caminho brilhante, bonito e repleto de cores diferentes, repleto de águas calmas e mansas, de àrvores verdejantes, de riachos que pululam de vida. Um caminho que, no seu conjunto, forma o colorido de dois seres. O colorido da amizade entre esses dois seres.
 
JustWords
 
P.S. Obrigado pela tua confiança na nossa amizade ;)
escrito por JustWords às 13:39
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28

.palavras recentes

. Tudo tem um final... feli...

. Green Summer!

. Saudades do mar...

. Continuando a caminhar...

. Caminhando!

. Lutando pelos sonhos!

. Mais uma vez...

. Química - Ligação complet...

. Still counting down!

. Química - counting down!

. Caixinha de Papel - Sorri...

. Deambulações!

. Realidade da virtualidade...

. Folha em branco...

. Noite de Fado

.palavras arquivadas

. Fevereiro 2010

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.E-mail

justwords@sapo.pt