Impressionante a força das palavras não é? Não me consigo imaginar num mundo sem conversas. Sem poder trocar idéias, sem ouvir os outros, sem dar a minha opinião. No entanto, quantas vezes tentamos em vão buscar palavras que sejam aquilo que queremos ouvir? Tornaria tudo mais fácil. Mas, na realidade, é por isso que não temos só instincto.
Vejamos os animais, eles “conversam” com linguagem simplificada, usam basicamente o instincto para conseguir aquilo que desejam, para mudar circunstâncias, para se socializarem, para se interligarem, para intercomunicarem. Nós humanos conseguimos estar um passo além, um passo que tanto significa mas que, muitas vezes, nos torna mais selvagens que certos animais. Temos um bem tão valioso, que pode ser usado de modo tão positivo e benéfico e, ainda assim, teimamos em usá-lo da pior maneira possível.
Esforço-me, regularmente, para ouvir além das palavras, para conseguir através delas “ler” sentimentos, descobrir emoções. Um olhar, um gesto, quantas vezes dizem mais que mil palavras. Especialmente um olhar, diz tanto... e hoje em dia quantas vezes conversamos com os olhos fixos noutro lugar? Até nos esquecemos que a outra pessoa está ali diante de nós. Nos olhos lê-se aquilo que vai no coração. Basta querer, basta prestar atenção... basta olhar. Um brilho mais profundo, um olhar melancólico, um olhar distante, ou simplesmente um olhar fixo e perdido no seu próprio mundo. Mas uma palavra no tempo certo, uma conversa sentida pode mudar completamente esse olhar. E mesmo que não seja possível mudar pode torná-lo mais apreciativo, menos doído.
Como nos temos esquecido do poder das palavras... pensamos que tudo podemos dizer... sem consequências, quão melhor seria medir as nossas palavras. Ainda que a verdade tenha que ser dita, pode ser dita de várias formas. Directa e dura, simplesmente para magoar. Ou com tacto, pensando não somente em nós próprios, no nosso bem-estar mas também nos outros.
É, o ser humano gosta de tornar tudo mais difícil... quando a simplicidade daria uma nova côr e um novo brilho a tudo aquilo que somos.
Palavras ao vento,
Palavras deslizando,
Por um qualquer canto,
Por um qualquer coração,
Palavras bonitas,
Palavras repletas de emoção,
Palavras que buscam um olhar,
Palavras que encontram compreensão,
Palavras não faladas,
Palavras não só pensadas,
Palavras não sentidas,
Somente vistas,
Palavras em conversas,
Que dão alegria,
Que dão coragem,
Que fazem com que um dia
Seja mais valioso
Que qualquer pedra preciosa,
Que fazem com que a vida
Se torne doce
Se torne querida
Se torne preciosa.